Doe sangue na quarentena com segurança e salve vidas

Desde o início da pandemia do Covid-19, os bancos de sangue registraram uma queda de 20% dos doadores. Inúmeras instituições estão em alerta por seus níveis baixos de estoque de sangue. Muitas pessoas querem doar, porém estão com receio e dúvidas sobre como doar de forma segura, sem risco de infecção.

Por isso, preparamos esse artigo com informações importantes para quem deseja doar sangue, de forma segura, durante a pandemia.

Mas lembre-se:  Essas são informações gerais de fontes confiáveis mas é fundamental conversar com o seu médico antes de tomar a sua decisão!


Existem riscos de contaminação durante a doação de sangue?

Não se preocupe, as medidas de segurança como: proibição de acompanhantes e distanciamentos de no mínimo 2 metros estão sendo aplicadas. Equipamentos de acrílico entre as cadeiras de coletas também foram instalados para proporcionar maior segurança,  mantendo os pacientes longe do contágio do vírus. 

Além disso, os materiais utilizados para a coleta são descartáveis e estéreis e a utilização de máscara é indispensável durante a permanência no local. 

Pessoas que tiveram Covid-19 podem doar sangue? 

Pessoas que tiveram o vírus devem esperar até 30 dias desde o término dos sintomas para doar sangue, e caso o doador tenha sintomas de gripe ou febre após a doação, deve informar imediatamente ao hemocentro em que fez a doação. 

Após quanto tempo de vacinada, uma pessoa pode doar sangue?

O tempo de espera para doação após a vacinação varia de acordo com a vacina com a qual a pessoa foi imunizada. 

Após ser vacinado com CoronaVac e Butantan, o prazo para doação é liberado a partir de 48 horas. Para quem tomou Oxford e AstraZeneca, o prazo de espera é de, no mínimo, uma semana. 


Reforçamos que é fundamental consultar o seu médico pois essas informações podem ser atualizadas posteriormente.

Requisitos e preparação para doação

  • Pessoas entre 18 e 69 anos, que possuam peso acima de 50kg, podem ir ao hemocentro para doar.
  • Não há necessidade de preparações na noite anterior a doação por se tratar de um procedimento simples. 
  • Os hemocentros advertem que a falta de alimentação por um longo período antes do procedimento pode causar hipoglicemia - baixa concentração de açúcar no sangue.
  • Somente é aconselhado evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e comidas gordurosas algumas horas antes da doação. 


Viu como doar sangue, de forma segura, pode ser mais simples do que parece? 


Respeite sempre todas as medidas restritivas de isolamento, fale com seu médico e ajude a salvar vidas doando sangue!